(37) 3243-7612

saúde

Nossa principal causa é promover a habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência e de sua família, de forma continuada, por meio de serviços, programas e projetos nas áreas da saúde com vistas à redução de impedimentos e barreiras que dificultem a inclusão social, o acesso aos direitos e à participação plena e efetiva dessas pessoas na sociedade.

O eixo da Saúde da APAE de Itaúna funciona em imóvel próprio localizado no bairro chácara do quitão, e oferece atendimentos de habilitação e reabilitação pediátrica, neurológica e neuropediátrica. Também oferecemos atendimentos ambulatoriais nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia e nutrição, com o apoio da equipe de assistência social.

A fim de proporcionar à pessoa com deficiência intelectual e múltipla/autismo, atenção integral à saúde e promoção da qualidade de vida, a o eixo da saúde da APAE de Itaúna oferece atendimentos personalizados em modelo individual ou em grupo, inovação tecnológica e reabilitação em diversos contextos da vida do usuário. As atividades visam estimular a capacidade funcional e o desempenho humano dos usuários, contribuindo para sua inclusão social e prevenindo agravos que determinam o surgimento de novas deficiências.

Dentro desta perspectiva, a instituição tem investido na aquisição de novos equipamentos a fim de permitir o acesso de seus usuários a vivências e aprendizados que talvez não tivessem devido à deficiência na função e/ou na estrutura do corpo.

O Instituto Santa Mônica (APAE) adota uma visão biopsicossocial da pessoa com deficiência e, para tanto, com o objetivo de atender às suas necessidades específicas, baseia-se na família e na integração da equipe, o que permite estabelecer um programa de reabilitação mais eficiente.

A equipe é altamente capacitada e orientada para as necessidades de nossos pacientes e suas famílias. Além disso, os resultados alcançados nesse processo são avaliados junto aos usuários e familiares através de aplicação de protocolos específicos, desenvolvendo o plano terapêutico que atenda a demanda da família e da criança.

Atualmente a APAE possui duas equipes de atendimentos. A equipe de ESTIMULAÇÃO PRECOCE atende a faixa etária de 0 a 6 anos e 11 meses, a equipe MULTIDIMENSIONAL atende a faixa etária acima de 6 anos e 11 meses.

Fluxo de Entrada para as terapias oferecidas pela APAE:
Direto na APAE: Os Pais/Responsáveis por crianças de até 2 anos de idade podem procurar o serviço de maneira espontânea, os acolhimentos são realizados nas segundas-feiras de 13:00 às 15:30.
Contato da APAE: (37) 3243-7612

Junta Reguladora: Para crianças acima de 2 anos os Pais/responsáveis devem procurar a JUNTA REGULADORA na secretaria de saúde de Itaúna (Dr. Ouvídio), após avaliação prévia dos profissionais de saúde da secretaria municipal do município os possíveis pacientes serão encaminhados para a avaliação multidisciplinar da APAE.
Contato da secretaria de saúde para melhor e maiores informações da agenda: (37) 3241-4999.
Agenda de acolhimento no Dr. Ouvídio: segunda-feira 10:00 às 11:00 e Quarta-feira de 10:30 às 11:00.

Somos Referência:
O Instituto Santa Mônica se encontra no Sistema Integrado de Gestão de Apaes (SIGA) como referência no serviço de estimulação precoce. O SIGA visa promover o intercâmbio de boas práticas de gestão entre as APAES. Trata-se de um instrumento de apoio prático de capacitação que os Conselheiros e Consultores Técnicos Regionais e Estaduais podem utilizar para orientar as APAES que desejam implantar ou aperfeiçoar seus programas e serviços.

O que é a Estimulação Precoce:

A estimulação precoce é um termo que abrange uma variedade de estímulos para auxiliar o desenvolvimento motor e cognitivo de lactentes e crianças. Pode ser definida como um programa de acompanhamento e tratamento multiprofissional para recém-nascidos de risco ou com alguma deficiência, assim como orientação para a família. O programa de estimulação precoce objetiva o atendimento de crianças, envolvendo tipicamente terapias tradicionais como fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia, psicologia e treinamento orientativo para os Pais/Responsáveis.

Nosso Impacto na Saúde:

+ de 120 novas crianças/adolescentes avaliadas e inseridas no nosso acolhimento em 2022.
+ de 630 famílias atendidas por mês.
+ de 25.000 mil atendimentos clínicos realizados no ano de 2022.
+ de 120 testes da orelhinha realizados em 2022.
+ de 40 usuários encaminhados para o mercado de trabalho em 2022.
+ de 260 crianças/adolescentes/adultos em fila de espera aguardando atendimento.

Serviços Oferecidos:
Atendimento de fisioterapia.
Atendimentos de fonoaudiologia.
Atendimentos de Psicologia para pacientes e País/Responsáveis.
Atendimento de Terapia Ocupacional.
Treinamento de País (Voltado para as famílias que buscam entender melhor a condição de seus filhos e quais as técnicas/comportamentos a serem usadas na abordagem/condução diária do tratamento das crianças).
Teste da Orelhinha e exames audiológicos.
Assistência social para as famílias de pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla.

plugins premium WordPress