Assistência Social
CENTRO-DIA
O Centro Dia é uma unidade especializada de proteção social do SUAS de atendimento durante o dia, a jovens e adultos com deficiência em situação de dependência, que presta um conjunto variado de atividades.
NUTRIÇÃO E AFETO
Objetiva -se que os usuários vivenciem atividades práticas culinárias em sistema de oficina. Propõe-se uma melhora na qualidade de vida através da conscientização de uma alimentação saudável, bem como estimular e explorar diferentes aromas, texturas e sabores e desenvolver habilidades para promoção da autonomia culinária na rotina diária, domiciliar e social. Pretende-se promover as ações na modalidade de grupo, contemplando dois grupos a cada semestre, com a participação das educadoras sociais e monitoras.
RODA DE CONVERSA COM OS USUÁRIOS
Por meio da metodologia de conversação em grupo (até 10 pessoas), pretende-se tematizar, problematizar e orientar as pessoas com deficiência intelectual e múltipla sobre os aspectos gerais e específicos acerca de seus desenvolvimentos enquanto sujeitos cidadãos nas esferas da humanidade, cultura, direitos, afetividade, espiritualidade, sociabilidade, sexualidade, envelhecimento, autogestão, autodefesa, etc.
PILATES INCLUSIVO COM OS USUÁRIOS
Pretende-se utilizar do recurso do método pilates como um programa de acompanhamento e intervenção na perspectiva de clínica ampliada destinados aos usuários do Centro Dia que apresentam limitações e/ou alterações motoras, contribuindo na prevenção e tratamento de lesões e na melhora funcional nas AVD’S e AVP’S.
PILATES INCLUSIVO PARA AS FAMÍLIAS
Pretende-se utilizar do recurso do método pilates como um programa de acompanhamento e intervenção na perspectiva de clínica ampliada destinados aos usuários do Centro Dia que apresentam limitações e/ou alterações motoras, contribuindo na prevenção e tratamento de lesões e na melhora funcional nas AVD’S e AVP’S.
AMBIÊNCIAS INTEGRADAS
As atividades realizadas no Centro-Dia são divididas em três grandes segmentos, são eles: Ambiência de Vivência, Ambiência de Corpo e Movimento, e Ambiência de Participação Social. O Projeto “Ambiências Integradas” visa favorecer a execução de uma prática integrada com interdependência da ações realizadas.
ARTICULAÇÃO EM REDE
Criar e fortalecer parcerias com a rede de serviço socioassistencial do município e seus equipamentos, desenvolvendo estratégias eficazes para o atendimento das pessoas com deficiência
OFICINA DE ARTES COM OS USUÁRIOS
As atividades da Oficina de Artes realizadas no Centro-Dia visam contemplar os usuários com atividades de pintura, colagem e desenhos com objetivo de estimular habilidades motoras, cognitivas e intelectuais.
OFICINA DE ARTES COM AS FAMÍLIAS
As atividades da Oficina de Artes com as Famílias visam contemplar as famílias com atividades de pintura, colagem e desenho com objetivo de estreitar os vínculos da Associação com os famílias dos usuários do Centro-Dia.
OFICINA DE CANTO COM OS USUÁRIOS
As atividades da Oficina de Canto com os Usuários realizadas no Centro-Dia visam contemplar os usuários com atividades de canto e música com o objetivo de estimular habilidades cognitivos e o oportunidades de vivencias culturais relacionadas ao contexto artístico.
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Acolher à pessoa com deficiência em sua individualidade no intuito de identificar e desenvolver habilidades e potencialidades, bem como oferecer suporte à família. Realizar mediação do acesso ao mundo do trabalho por meio de empresas amigas/parceiras.
EMPREGO APOIOADO
A metodologia de colocação, denominada Emprego Apoiado como uma tecnologia social que propõe, a partir do conhecimento do trabalhador, construir uma vaga que lhe seja atraente vindo ao encontro do seu interesse e de sua capacidade. Orientação e mediação psicossocial por demanda do empregado e do empregador no que diz respeito à deficiência e suas particularidades, clima organizacional e comportamento sócio-adaptativo.
CUIDANDO DO CUIDADOR SOCIAL
Propõe-se encontros que visam qualificar e capacitar as funções e habilidades que compõe o fazer dos cuidadores sociais das casas lares, caracterizado pela Rede APAE.
ESCOLA DE FAMÍLIAS
O serviço busca provocar uma transformação positiva na relação da família (mãe, pai, irmãos(ãs)) com a pessoa com deficiência intelectual e múltipla, além de informar as famílias sobre os serviços ofertados ao seu filho (a) e irmão (ã) pela APAE, […] como também objetiva desenvolver uma postura política em defesa dos direitos dos seus filhos. Almeja-se que a Escola da Família tenha uma equipe de familiares e profissionais (saúde, educação e assistência) como apoio nas atividades.
ESCOLA DE AUTODEFENSORES
Objetiva-se contribuir na defesa e garantia de direitos da pessoa com deficiência favorecendo o desenvolvimento do sujeito político e proporcionar a pessoa com deficiência condições de compreender seus diretos atuando no convívio familiar, escola e comunitário.
CASA DE APOIO A FAMÍLIA
Dispõe-se de um espaço físico no entorno da APAE de Itaúna, no intuito de acolher as famílias no decurso de tratamento/atendimento do usuário nos períodos matutinos e vespertinos.