A APAE de Itaúna completa 54 anos neste ano de 2024. Mais de 5 décadas desempenhando atendimento especializado para a crianças e adultos com deficiência intelectual e múltipla.
Trabalhos iniciados pela educadora Celina Ribeiro, que queria que o filho Marcelo, que tinha Síndrome de Down, também tivesse as mesmas oportunidades que as outras crianças que possuíam deficiência. Dona Celina incentivou outras mães a levarem os seus filhos na instituição que estava se especializando em atender a este público.
O objetivo era uma escola adaptada e ainda com outro atendimentos médicos e assistência social à estas famílias.
Assim começou o Instituto Santa Mônica em Itaúna em 1970.
Atualmente, a instituição cresceu em números de atendimentos, e recebe o nome de APAE de Itaúna, segue os mesmo propósitos de Dona Celina que era uma mãe defendendo os direitos da pessoa com deficiência. A APAE de Itaúna é administrada por pais que possuem filhos com deficiência intelectual e múltipla e autismo.
A associação atende mais de 600 pessoas, com a composição de 3 eixos, saúde, educação e assistência social e possui cerca de 80 colaboradores que se empenham em atender com qualidade todos os serviços gratuitos oferecidos pela APAE de Itaúna.